Volumes extremos preocupam Defesa Civil

Santa Catarina segue em alerta máximo para chuva intensa pelo menos até quarta feira, dia 31. Conforme a Defesa Civil estadual, os volumes acumulados podem ultrapassar os 200 milímetros, especialmente nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Dois períodos críticos de instabilidade

De acordo com os órgãos de monitoramento, dois momentos exigem maior atenção. O primeiro ocorreu entre a noite de segunda feira e a madrugada desta terça feira, dia 30. O segundo deve acontecer entre a tarde e a noite de terça feira, avançando para a madrugada de quarta feira.

Em Florianópolis, a chuva intensa provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Em apenas três horas, foi registrado um volume equivalente ao esperado para todo um mês.

Circulação marítima intensifica as chuvas

Meteorologistas explicam que o cenário é provocado pela combinação de temporais típicos de verão com a circulação marítima, que reforça a umidade e contribui para volumes extremamente elevados de chuva.

O risco segue muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Também não estão descartados destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica e transtornos no trânsito.

Orientação à população

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar por áreas alagadas, não tente atravessar vias inundadas e acompanhe os alertas oficiais. Em caso de emergência, o recomendado é acionar os serviços de socorro.

Leia também: Motorista morre após carreta tombar e colidir contra barranco na SC 114

Fonte: Defesa Civil SC


Siga-nos no