Domingo tem calor em todas as regiões e possibilidade de temporais isolados
Domingo (07)
O domingo (07) será marcado por predomínio de sol em grande parte do estado. Durante a tarde, o calor combinado com umidade disponível e a atuação de uma área de baixa pressão pode provocar pancadas isoladas de chuva e temporais em todas as regiões.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas. As temperaturas variam entre 11°C e 16°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana e entre 20°C e 24°C no Extremo Oeste e Litoral. À tarde, os valores se aproximam dos 30°C em praticamente todo o estado, podendo chegar a 35°C/36°C entre o Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí.
Segunda-feira (08)
A segunda-feira (08) será de instabilidade crescente em Santa Catarina. Uma área de baixa pressão avança lentamente da Argentina para o Sul do Brasil, aumentando a nebulosidade e a chance de temporais no decorrer do dia.
No Litoral, a circulação marítima favorece chuva em vários momentos, especialmente à noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais. No Grande Oeste e nos Planaltos, a condição para temporais aumenta desde a tarde, com risco moderado a alto. As temperaturas máximas se mantêm elevadas, entre 27°C e 31°C na maior parte do estado.
Terça-feira (09)
A terça-feira (09) será o dia mais crítico da semana. A formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul provoca tempo muito instável em todo o estado, com chuva persistente e por vezes intensa desde o amanhecer, especialmente no Litoral e áreas serranas próximas.
Há risco alto para alagamentos e enxurradas, além de risco moderado a alto para destelhamentos, queda de galhos, árvores e danos à rede elétrica. Também há condições para temporais isolados com vendaval e granizo.
Os ventos do quadrante nordeste devem registrar rajadas entre 55 e 75 km/h no Litoral. As temperaturas variam menos, com máximas de 27°C/29°C no Oeste e de cerca de 24°C no Litoral.
Tendência para os próximos dias
Na quarta-feira (10), o ciclone extratropical se aprofunda sobre o mar, intensificando ventos de oeste em todas as regiões. As rajadas devem ficar entre 70 e 90 km/h, com possibilidade de valores acima dos 100 km/h nas áreas mais altas. O risco é alto a pontualmente muito alto para destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores.
A chuva perde intensidade, mas ainda ocorre de forma irregular com chance de temporais isolados. Na quinta-feira (11), o ciclone se afasta, mas os ventos seguem fortes, com rajadas entre 60 e 80 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar permanece agitado, com risco de ressaca entre o Litoral Sul e Florianópolis.
Deixe seu comentário