logo RCN
Chuvas

Novembro promete chuvas acima da média histórica em SC

  • Foto: Montagem / Met Sul Meteorologia / Divulgação -

A segunda-feira (6) é marcada pela formação de nevoeiros pelo Estado e possibilidade de geada em áreas mais elevadas da Serra Catarinense, conforme a Defesa Civil. Contudo, um racha térmico com massa de ar quente cobrindo a maioria do Brasil favorece a ocorrências de chuvas e tempestades nas próximas semanas.

 

O alerta emitido pelo portal Met Sul Meteorologia revela que o racha térmico pode se dar por conta de uma massa de ar quente que está cobrindo a maioria do Brasil, somada a uma massa de ar mais frio que se concentra do Centro para o Sul da Argentina.

 

A somatória delas, conforme o portal, poderá trazer chuvas e tempestades para o Sul do Brasil.

 

Ainda, a Met Sul Meteorologia aponta que a maior incidência de chuvas e tempestades ficarão concentradas em áreas de transição. Estas áreas são: Centro-Sul da Argentina e o Sul do Brasil, em especial os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Racha térmico traz chuvas muito acima da média histórica

Conforme o alerta, por conta do racha térmico, haverá novos e diversos episódios de instabilidades, com áreas de baixa pressão e frentes frias que farão o mês de novembro terminar com chuva muito acima da média histórica.

 

Tempo chuvoso no mês de novembro em Santa Catarina; racha térmico pode ser o responsável – Foto: Met Sul Meteorologia/Divulgação/ND



Terça-feira com possibilidade de geadas em áreas elevadas do Estado

Conforme a Defesa Civil, novamente esta terça-feira (7) poderá contar com episódios de geadas nas primeiras horas do dia em pontos elevados da Serra catarinense. Além disso, também são esperados as formações de nevoeiros nas áreas do Centro ao Leste de Santa Catarina.

Na região do Grande Oeste do Estado há previsão para o predomínio de sol e nas demais regiões, conforme a Defesa Civil poderá haver variações de nuvens ao longo do dia.

 

No amanhecer, as temperaturas mínimas oscilam entre 5°C e 11°C nos planaltos e variam entre 12°C e 20°C no restante do Estado. À tarde, as temperaturas máximas marcam entre 23°C e 35°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variam entre 19°C e 25°C nas demais áreas catarinenses.

 

Tempo firme na quarta-feira

Na quarta-feira (8), o dia inicia com a formação de nevoeiros do Meio-Oeste ao Litoral e o tempo firme segue predominando no Estado na maior parte do dia. Contudo, ao longo do dia não se descarta a possibilidade de aumento da nebulosidade e chuvas, acompanhadas de temporais nestas áreas

As mínimas variam entre 6°C e 15°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto Vale e marcam entre 15°C e 23°C nas outras áreas.  As máximas variam entre 23°C e 33°C em todas as regiões.

 

Retorno das chuvas em Santa Catarina?

Na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), um sistema de baixa pressão, combinado à oferta de calor e umidade, promovem o retorno das instabilidades ao estado, com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados em todas as regiões entre as tardes e noites.

Fonte: Luiz Fernando Dresch / ND+

Anterior

Tempo instável volta a Santa Catarina nesta quarta-feira

Próximo

Tornado atingiu cidade em Santa Catarina, confirma Defesa Civil

Deixe seu comentário