Previsão indica risco de temporais isolados no Sul e queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do estado

A chegada de uma frente fria marca uma mudança significativa no tempo em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (17). Segundo a Defesa Civil do Estado, a instabilidade começa pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados.

Chuva e vento no Sul catarinense

As áreas mais próximas da divisa com o Rio Grande do Sul concentram os maiores riscos nesta quinta, com possibilidade de destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica. Já nas demais regiões, a chuva deve aparecer de forma mais isolada entre a tarde e a noite, com risco considerado baixo.

Com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, as temperaturas devem cair acentuadamente. Ao final da noite, os termômetros podem registrar de 3°C a 11°C em boa parte do estado, com mínimas de 6°C a 14°C já no meio da tarde entre o Oeste e Planalto Sul.

Sexta com frio intenso e mar agitado

Na sexta-feira (18), os efeitos de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul continuam influenciando o tempo em Santa Catarina, com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h entre o Meio-Oeste e o litoral. O mar também deve ficar agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas entre 1,5m e 2,5m.

As temperaturas seguem baixas, com mínimas entre 0°C e 5°C entre o Grande Oeste e os planaltos, e de 7°C a 12°C no litoral. O risco para ocorrências associadas ao frio é de baixo a moderado.

Sábado com sol e geada nas áreas altas

No sábado (19), o tempo firme volta a predominar no estado. A madrugada será de temperaturas muito baixas, com chance de formação de nevoeiros e geada entre os planaltos e o Oeste. As mínimas variam entre 0°C e 7°C, enquanto as máximas devem alcançar entre 17°C e 22°C.

Leia também:Cadelinha de influencer é encontrada morta em Rio do Campo e caso pode ter relação com envenenamento

Tendência para domingo e segunda

Entre os dias 20 e 21, o tempo firme continua predominando. O frio segue intenso nas manhãs, com tardes mais amenas em todo o estado.

Fonte: Defesa Civil SC