logo RCN
Previsão

Epagri prevê primavera com pouca chuva

  • - Por: Jornal do Comércio

A situação ganha ares de preocupação em todo estado, que já enfrenta um cenário de estiagem e crise hídrica

Os meses de novembro, dezembro e janeiro devem ter chuva abaixo da média em Santa Catarina, distribuídas de forma irregular no tempo e no espaço. A previsão é do setor de climatologia da Epafri, que prevê inda "a ocorrência de dias consecutivos sem chuva". Em novembro a chuva pode ser ainda mais escassa. O cenário é reflexo da atuação do fenômeno La Niña e pode agravar a situação de estiagem no estado.

A situação ganha ares de preocupação em todo estado, que já enfrenta um cenário de estiagem e crise hídrica. Em Balneário Piçarras, por exemplo, a Casan já emitiu um alerta para os níveis baixos de seus dois mananciais de captação, os Rios do Peixe e Piçarras. A empresa vem adotando manobras para manter a distribuição, mas já solicitou que a população também adote medidas de economia.

A Epagri também prevê que o próximo trimestre deve ter temperaturas acima da média climatológica. "Em novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras. Mas, ainda podem ocorrer episódios isolados, com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade são característicos da primavera".

Apesar da previsão de pouca chuva, os meteorologistas lembram que na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, recomendam o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site e redes sociais da Epagri/Ciram.

O verão inicia no dia 21 de dezembro, às 07h2min.

Anterior

Ronaldo Coutinho prevê possibilidade de geada nessa semana em SC

Próximo

Mudança de tempo pode causar chuvas em SC nesta terça-feira

Deixe seu comentário