logo RCN
Previsão

Epagri/Ciram prevê chuvas intensas com risco de alagamentos

AVISO METEOROLÓGICO I - Temporais e Chuvas Intensas com Risco de Alagamentos, Inundações e Deslizamentos de terra em SC. Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (09/10) com pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste, moderada a forte em alguns momentos, com raios e temporal isolado com granizo. Essa condição se estende para as demais regiões no período da tarde e noite. Previsão de totais de chuva de 40 a 50 mm em média no Estado, e de 60 a 70 mm na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, chegando a 70 a 90 mm em localidades do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, 80 a 110 mm no Litoral Sul, especialmente nas cidades mais próximas do RS.

Sábado (10/10) com chuva e raios em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria sem chuva, especialmente no Oeste e Meio Oeste. Total de chuva de 10 a 20 mm no Oeste e Meio Oeste e de 30 a 50 mm do Planalto ao Litoral, chegando a 60 a 80 mm em algumas localidades, sobretudo no Litoral Sul.

Domingo (11/10) condição de chuva e temporais isolados do Planalto ao Litoral, devido à formação de um ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS. Total de chuva de 10 a 20 mm no Oeste e Meio Oeste e de 20 a 40 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 50-60 mm em algumas localidades, podendo ser mais intensa 60 a 80 mm no Litoral Sul.

No período de 09 a 11/10 os totais de chuva podem superar 200 mm no Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas localidades mais próximas do RS, e em torno de 100 mm nas demais regiões.

AVISO METEOROLÓGICO II: Fim de semana com vento mais intenso, mar agitado e risco de alagamentos na área litorânea de SC. Fonte: Epagri/Ciram

No sábado e domingo (10 e 11/10), há previsão de vento sudeste mais intenso, com rajadas de 60 a 70 km/h e mar mais agitado com ondas de 2,5 a 3,0 m no litoral de Santa Catarina, desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.

Há risco de alagamentos em áreas litorâneas suscetíveis à mare alta. O risco de alagamentos se intensifica devido ao empilhamento provocado pelo vento e também das chuvas previstas para o período. Esta condição está associada à formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral catarinense.

Anterior

Saiba quais são as recomendações durante as chuvas

Próximo

20 cidades de SC foram prejudicadas, diz Defesa Civil

Deixe seu comentário