
Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta vermelho devido à previsão de chuvas intensas e volumosas para o final de semana, elevando o risco de deslizamentos, queda de blocos e fluxo de detritos em diversas regiões do estado. O comunicado aponta riscos altos a muito altos para o período entre sábado (28) e segunda-feira (30), sobretudo nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Sul, além do Alto e Médio Vale do Itajaí. A situação é agravada pelo solo já saturado devido às precipitações anteriores.
Segundo a Defesa Civil, o risco de movimentações de terra é alto nas regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Para as regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Sul, e as áreas do Alto e Médio Vale do Itajaí, o risco é categorizado como muito alto. Além disso, temporais são esperados especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, acompanhados de vendavais e queda de granizo.
A instituição também forneceu uma série de indicadores aos quais a população deve ficar atenta para identificar sinais de deslizamentos de terra, que incluem inclinação de cercas, muros e postes, rachaduras em encostas, sons incomuns e a presença de águas mais barrentas que o usual. Estes alertas são importantes mesmo em períodos sem chuvas, já que o solo encharcado busca estabilidade e pode resultar em movimentações tardias.
Os volumes previstos de chuva são bastante expressivos, variando entre 150 e 200 mm no Grande Oeste, 130 e 170 mm no Meio-Oeste e Planalto Sul, e 80 a 130 mm no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis. A situação é alimentada pela formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano.
O alerta reforça a necessidade de preparação e atenção redobrada da população, especialmente em áreas de maior risco, e coloca as autoridades em estado de vigilância para mitigar os impactos dos eventos climáticos previstos. O caso continua sob monitoramento constante da Defesa Civil de Santa Catarina.
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Segurança
Rio do Sul
Tempo
Santa Catarina
Rio do Sul
Rio do Sul
Política em Santa Catarina
Deixe seu comentário