Diocese de Rio do Sul promove Celebração de Natal no Presídio Regional |
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta meteorológico para esta quinta-feira, dia 7, devido ao aumento das instabilidades climáticas no estado. Segundo a atualização emitida às 09h30, são esperados temporais com chuvas intensas especialmente nas regiões do Extremo Oeste, Litoral Sul e na Grande Florianópolis. A situação eleva o risco de destelhamentos, danos à rede elétrica e quedas de galhos e árvores nessas áreas. Além disso, a precipitação pode ocorrer em grandes volumes em períodos curtos, aumentando o potencial para alagamentos e enxurradas.
O alerta, elaborado pelos meteorologistas Caio Guerra e Francine Sacco sob supervisão do meteorologista chefe Felipe Theodorovitz, aponta que as demais regiões de Santa Catarina também apresentam risco moderado para as mesmas condições meteorológicas, embora com menor intensidade.
No litoral, além dos riscos de temporais, há preocupação com deslizamentos, especialmente na região da Grande Florianópolis. Nos últimos dias, o solo encharcado em consequência de chuvas anteriores aumenta a possibilidade de deslizamentos de terra e desmoronamentos em áreas de encosta.
Orientações para a população
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas durante os temporais. Entre as principais recomendações, destacam-se:
1. Buscar locais abrigados durante a ocorrência de temporais e evitar atravessar áreas alagadas, como ruas e pontes.
2. Redobrar a atenção em áreas próximas a encostas, onde há maior risco de deslizamentos.
3. Observar sinais como inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros e paredes, que podem indicar risco iminente.
A Defesa Civil reforça que a atenção deve ser redobrada principalmente nas áreas com maior previsão de impacto e disponibiliza canais de emergência para atendimento em casos de incidentes decorrentes das condições climáticas.
Deixe seu comentário