logo RCN
Tempo

Defesa Civil alerta para temporais e chuvas intensas em SC

Desde a madrugada da sexta-feira, as regiões litorâneas de Santa Catarina têm enfrentado chuvas expressivas, com volumes significativos que variam entre 40 e 100 mm, e em alguns pontos, ultrapassando esses valores, como registrado em Praia Grande, com impressionantes 194 mm nas últimas 48 horas. Essa condição meteorológica persistente e, por vezes, intensa, tem impacto em todo o litoral e parte do Vale do Itajaí.

De acordo com a meteorologista Elen Pelissaro, a combinação da circulação marítima e instabilidades atmosféricas mantém a probabilidade de chuvas ao longo do final de semana, com expectativa de volumes entre 50 e 100 mm em áreas designadas como laranja no mapa de alerta, e entre 30 e 50 mm em áreas amarelas até domingo (14). Pontuais acima desses valores são esperados em ambas as áreas, elevando o risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas, especialmente nas áreas destacadas em laranja, onde o risco é considerado alto.

No entanto, não são apenas as regiões litorâneas que devem se manter alertas. No Grande Oeste catarinense, o calor, a umidade e a instabilidade atmosférica podem desencadear temporais isolados entre a tarde e a noite de sábado (13). Embora o risco de ocorrências seja considerado baixo, a população deve permanecer vigilante.

A tendência indica que as condições de chuva persistirão até pelo menos a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria se deslocará pelo sul do Brasil, provocando chuvas e temporais em todo o estado.

Diante desse cenário, a Defesa Civil emite recomendações importantes para a população: evitar o contato com águas acumuladas, não transitar em locais alagados, ter cuidado especial com crianças próximas a rios e ribeirões, estar atento a inclinações de postes, árvores e movimentos de terra próximos às residências, além de acompanhar diariamente os avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil e outros órgãos oficiais de meteorologia.

É fundamental que os catarinenses estejam preparados e adotem medidas preventivas diante das condições meteorológicas adversas, garantindo assim a segurança e o bem-estar de suas famílias e comunidades.

Anterior

Chuva volumosa persiste até segunda-feira em Santa Catarina

Próximo

Chuva volumosa pode superar 350 mm e deixa SC em alerta para o risco de alagamentos

Deixe seu comentário