
Mel catarinense
Pedras de gelo com o tamanho de ovos de galinha caíram em SC nesta semana (Foto: Reprodução) -
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na manhã desta quinta-feira (24) um alerta para chuva e temporais em mais da metade do Estado. O comunicado vale até esta sexta (25) por conta da previsão do tempo que indica possibilidade de “bastante granizo”, como diz a própria nota assinada pela meteorologista Francine Sacco.
O avanço de uma frente fria combinada com o calor e a umidade que vêm da região Amazônica do país, atrelado também à formação de um sistema de baixa pressão, fazem com que o tempo se mantenha instável em toda Santa Catarina. Há condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa e granizo, ainda conforme a Defesa Civil.
O alerta vale para toda a Grande Florianópolis, Sul, Norte do Estado, Vale do Itajaí, Serra e, também, uma porção do Meio-Oeste mais ao Centro de Santa Catarina, no entorno de Curitibanos. Nessas regiões, o risco para ocorrências meteorológicas é considerado “alto”, na cor laranja. Já para o Oeste e praticamente todo o Meio-Oeste, o risco é considerado “moderado” (confira o mapa abaixo).
Mapa mostra áreas com mais risco para ocorrências no Estado (Foto: Reprodução / Defesa Civil)
Semana marcada por granizo em SC
A semana em Santa Catarina já foi marcada por ocorrências de queda de granizo principalmente na Serra e no Sul do Estado. Em Lages, na última terça-feira (22), o fenômeno foi tão intenso que chegou a embranquecer paisagens e surpreender moradores. No mesmo dia, houve registro de queda de gelo em Tubarão.
Já nesta quarta-feira (23), granizo do tamanho de ovos de galinha atingiu SC. Em Balneário Gaivota, no Sul, 100 residências foram atingidas e moradores ficaram desalojados. Já em São Joaquim, no Planalto Serrano, pedras com formatos curiosos despertaram atenção de moradores.
ÚLTIMAS
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Segurança
Rio do Sul
Tempo
Deixe seu comentário