logo RCN
Tempo

Chuva volta a deixar Santa Catarina em alerta

A chuva voltou a deixar Santa Catarina em alerta, nesta sexta-feira (27). Há risco de temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. A instabilidade, que começou pelo Extremo Oeste, avançará para as demais regiões. Conforme a Defesa Civil, a chuva intensa deixa o Estado com risco ‘muito alto’ para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

 

O meteorologista do órgão estadual, Caio Guerra, explica que a condição de tempo instável em Santa Catarina ganha força por conta da formação de uma frente fria e o desenvolvimento de um ciclone extratropical no centro do oceano.

 

As meteorologistas Nicolle Reis e Elen Pelissaro complementam que “a baixa pressão e o forte fluxo de calor e umidade do Norte do país favorecem o retorno dos temporais, especialmente no Grande Oeste”.

 

Risco de temporais e chuva volumosa

 

De acordo com o alerta da Defesa Civil, o risco é considerado alto para ocorrências devido a chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos no Extremo-Oeste, Oeste, parte do Meio-Oeste e parte do Planalto Sul, que estão em vermelho no mapa. Já nas demais regiões o risco é considerado alto (laranja).

  

Ainda segundo o órgão, os temporais também podem provocar destelhamentos e quedas de árvores, principalmente na região do Grande Oeste.

 

Mapa de Santa Catarina, com parte das regiões marcadas de vermelho que mostra que estão em risco muito alto para chuva volumosa. Outra parte está em laranja, aonde o risco é considerado alto


 

A instabilidade, que deve começar ainda na manhã desta sexta-feira na região do Extremo-Oeste, avança para as demais regiões entre a tarde e madrugada de sábado (28).

 

Mapa de SC que ilustra as regiões que devem apresentar chuva na sexta-feira


Para este sábado (28), todas as regiões de Santa Catarina devem registrar chuva intensa, com risco de temporais. “O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos”, informa a previsão da Defesa Civil.

 

São esperadas rajadas de vento de até 60 km/h. Além disso, o mar deve ficar agitado, podendo registrar ondas de até 2,5 metros de altura, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Já domingo (29) as ondas podem chegar a 3 metros no Litoral Sul.

 

A instabilidade começa perder a força, no domingo, mas o Estado ainda deve ter chuva fraca ao amanhecer, principalmente em municípios que  fazem divisa com o Paraná. Já entre a tarde e noite deve ter temporais isolados do Extremo-Oeste aos Planaltos.

 

Risco de alagamentos e deslizamentos

 

O risco segue alto para alagamentos, inundações e deslizamentos, por conta do acumulado de chuva do mês de outubro e também pela chuva intensa que deve atingir Santa Catarina no fim de semana. Conforme alerta da Defesa Civil, emitido na quinta-feira (26), Santa Catarina deve registrar volumes de chuva bastante expressivos nos próximos dias.

 

O acumulado pode variar  entre 150 e 200 mm em áreas do Grande Oeste. Já no Meio-Oeste e Planalto Sul são esperados entre 130 e 170 mm. No Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul o acumulado deve ser de 80 a 130 mm. Já no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, os acumulados ficam entre 50 e 90 mm, segundo o órgão estadual.

 

Um aviso emitido pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira, às 9h30, alerta para o risco muito alto para deslizamentos. “As condições geológicas para movimentações do solo entram em risco alto a muito alto para ocorrências associadas a deslizamentos, queda de blocos e fluxo de detritos”, diz o alerta

 

A condição deve se intensificar entre sábado e domingo. Para as regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto e Médio Vale do Itajaí (parte vermelha do mapa) o risco é considerado muito alto para movimentações de terra.  Já nas regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o risco é considerado alto.

 

Mapa de SC mostra que a maioria das regiões do Estado estão marcadas de vermelho, com risco muito alto para deslizamentos


  

Fonte: ND+

Anterior

Tempo vai ser instável em todo o estado nesta segunda-feira, diz Defesa Civil

Próximo

Defesa Civil emite alerta vermelho para os próximos dias em SC

Deixe seu comentário