Inmet prevê acumulados acima de 100 mm, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios

Três estados brasileiros estão sob alerta vermelho para chuva intensa e “grande risco” de alagamento até quarta (17). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta terça-feira (16), um aviso de Grande Perigo para acumulado de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

De acordo com o Inmet, o alerta é válido das 12h desta terça (16) até as 9h de quarta-feira (17). O órgão prevê chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, cenário que eleva significativamente os riscos em áreas vulneráveis.

Frente fria mantém instabilidades no país

Nos próximos dias, uma frente fria avança sobre o Brasil e mantém instabilidades no Sudeste, Centro-Oeste e em pontos do Norte. Segundo o Meteored, o sistema ganha características estacionárias, favorecendo a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Com isso, alertas para chuvas intensas e volumosas devem permanecer em vigor até, no mínimo, sexta-feira (19).

Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, outros estados também ficam em alerta para chuvas intensas e risco de tempestades ao longo da semana:

  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Rondônia
  • Tocantins
  • Pará
  • Amazonas.

O cenário pode sofrer alterações, e a recomendação é acompanhar as atualizações diárias da previsão.

Chuva acumulada pode superar 100 mm na quarta

Logo nas primeiras horas de quarta-feira (17), a previsão indica chuvas intensas capazes de provocar transtornos no leste de São Paulo, além de chuvas moderadas entre o Espírito Santo e o Mato Grosso, passando pelo centro de Minas Gerais e por boa parte de Goiás.

Até o fim da manhã, as instabilidades variam em intensidade e localização. Enquanto Mato Grosso e Goiás tendem a perder força, a chuva se espalha por Minas Gerais, com precipitação prevista em quase todas as regiões do estado. As chuvas fortes do leste paulista avançam e alcançam o Rio de Janeiro, onde há previsão de precipitação intensa e aumento do risco de transtornos.

Com a chegada da tarde, a chuva volta a ganhar intensidade em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, nos três estados do Centro-Oeste e em áreas da Região Norte, como Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

Riscos e orientações à população

O aviso aponta grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas, especialmente em cidades com histórico desse tipo de ocorrência.

Entre as orientações, o Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar alterações em encostas, permanecer em local abrigado e proteger pertences da água com sacos plásticos em caso de inundação.

A população deve buscar mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Leia também: Previsão do tempo para o Alto Vale aponta sol, calor e mudança no fim de semana

Fonte: Inmet / ND


Siga-nos no