Concluídas as obras de sobrelevação da SC-350 no Alto Vale |
Santa Catarina registra 24 cidades impactadas pelas chuvas
-
Chuvas em Santa Catarina deixam bairros alagados e ruas interditadas – Foto: Coredec/Joinville -
As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina nos últimos dois dias afetaram 24 municípios e deixaram mais de 1.300 pessoas impactadas por alagamentos, enxurradas e deslizamentos, segundo informações da Defesa Civil. As regiões mais afetadas incluem o Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste do estado, com graves danos à infraestrutura viária.
De acordo com os dados preliminares, Joinville e Araquari estão entre os municípios com maiores impactos. Araquari decretou Situação de Emergência devido ao impacto da chuva que afetou cerca de 30 pessoas. Joinville enfrentou alagamentos em diversos bairros, o que afetou a mobilidade urbana e deixou ruas interditadas.
Em São Bento do Sul, também no Planalto Norte, foram registrados alagamentos e a queda de muros. De acordo com a Defesa Civil, as cidades de São Francisco do Sul e Itapoá tiveram vias interditadas como consequência dos temporais.
No caso de Joinville, em 48 horas, foram atendidas 40 ocorrências relacionadas às chuvas, com um total de 129 mm de precipitação acumulada no período, sendo 116 mm registrados em apenas 24 horas. Informações da Defesa Civil indicam que duas residências no bairro Boa Vista foram interditadas após a queda de muros e que seis indígenas foram acolhidos em um abrigo na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio.
Além disso, no bairro Jardim Iririú, um problema na caixa de energia elétrica da UBSF Parque Joinville causou a mudança temporária de atendimentos para outras unidades de saúde. A Defesa Civil estima que a previsão do tempo deve continuar instável nos próximos dias, com estimativa de mais 140 mm de chuva até esta segunda-feira (9).
Diante do cenário, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil recomendou à população que permaneça atenta aos alertas e evite áreas de risco, mesmo com a previsão de redução da intensidade da chuva em algumas regiões a partir de segunda-feira.
A Defesa Civil detalhou as cidades que estão sendo afetadas pelas chuvas:
- Joinville: Alagamentos em bairros e ruas.
- Araquari: Decretou Situação de Emergência; cerca de 30 pessoas foram afetadas.
- São Bento do Sul: Alagamentos e queda de muros em várias regiões.
- São Francisco do Sul e Itapoá: Interdições de vias devido aos danos causados pelas chuvas.
- Guaramirim: Plano de contingência ativado por conta do risco de inundação.
- Corupá: Deslizamentos e queda de árvores.
- Jaraguá do Sul: Alagamentos em alguns pontos e danos em residências.
- Barra Velha: Alagamentos em áreas pontuais; uma família foi alojada por parentes.
- Canoinhas: Enxurradas e queda de árvores afetaram residências; 8 pessoas ficaram afetadas sem vítimas.
- Caçador: 38 pessoas afetadas, sendo que 5 ficaram desabrigadas.
- Fraiburgo: 10 pessoas afetadas pelas chuvas intensas.
- Bom Retiro: 50 residências afetadas; deslizamentos impactaram cerca de 8 pessoas sem vítimas.
- Lindoia do Sul: Rios em nível máximo com possibilidade de inundações.
- Xanxerê e Ponte Serrada: Alagamentos pontuais.
- Lajeado Grande: Risco de deslizamentos; duas residências foram afetadas.
- Outras cidades, como Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e Paraíso, também enfrentaram alagamentos, enxurradas e danos em suas infraestruturas viárias.
Diante deste cenário, a Defesa Civil orienta que moradores evitem atravessar ruas alagadas ou pontes submersas e redobrem o cuidado próximo a áreas de encostas e árvores inclinadas.
Para casos de emergência, a população pode entrar em contato com os números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Segundo a Defesa Civil, a previsão indica que a situação deve continuar instável durante o fim de semana, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. Apesar da expectativa de redução da intensidade das chuvas a partir da segunda-feira, a situação permanece crítica, com possibilidade de novos temporais.
Deixe seu comentário