logo RCN
Alerta

Ciclone traz temporais para o Vale do Itajaí e Defesa Civil emite alerta

No início desta semana, um ciclone atuará em Santa Catarina, trazendo temporais para o Vale do Itajaí na segunda-feira, dia 19. A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas na região.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há previsão de chuva e temporais ao longo desta segunda-feira, dia 19, que devem se estender pelo estado durante a tarde e à noite. São esperados raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Confira as áreas com risco baixo (em verde) e moderado (em amarelo) para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais:

As chuvas são resultado da combinação de calor e umidade, intensificadas pela formação de um novo Vórtice Ciclônico em Alto Níveis na média atmosfera.

Segunda-feira

No dia 19, o ciclone deve seguir em alto mar, deslocando-se para latitudes entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Em geral, ele manterá o fluxo de umidade do mar para o continente, favorecendo chuvas esparsas, eventualmente acompanhadas de trovoadas.

Além disso, uma área de baixa pressão no Paraguai, combinada ao aquecimento diurno, favorecerá o desenvolvimento de temporais isolados e ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado.

O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas como destelhamentos e alagamentos pontuais. As temperaturas subirão em Pomerode, com máxima podendo chegar a 32°C.

Terça-feira

No dia 20, o ciclone continuará sua trajetória para sul, com o centro posicionado na latitude do RS, ainda em alto mar. Em Santa Catarina, o dia começará com maior nebulosidade e condições para chuvas fracas ocasionais, que darão lugar a aberturas de sol ao longo do dia.

O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Em Pomerode e região, as temperaturas poderão variar entre 19°C e 26°C.

Quarta-feira

No dia 21, a tendência é que o ciclone comece a perder intensidade, mantendo-se em alto mar na latitude do RS. Apesar disso, o fluxo de umidade do mar em direção ao continente seguirá favorecendo a ocorrência de chuvas fracas no litoral e Vale do Itajaí no início e final do dia.

Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas poderão variar entre 18°C e 28°C em Pomerode e região.

Com informações de Epagri/Ciram e Defesa Civil de Santa Catarina.

Tempestade Tropical Akará perde força e não deve virar furacão Anterior

Tempestade Tropical Akará perde força e não deve virar furacão

Tempestade tropical pode se tornar furacão em SC Próximo

Tempestade tropical pode se tornar furacão em SC

Deixe seu comentário