Caminhão furtado é encontrado em processo de desmanche às margens da BR-470 |
A segunda-feira (26) em Santa Catarina deve ser chuvosa e quente. Segundo previsão da Defesa Civil, dois fatores colaboram para a chuva: a circulação marítima, que influencia o litoral, e um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai, afetando o tempo do Extremo-Oeste aos planaltos. As temperaturas podem passar dos 35°C.
A nebulosidade deve ser presente em todo o Estado, desde a madrugada. No litoral e áreas próximas, a circulação marítima traz chuva a qualquer momento do dia.
A partir do final da manhã, passam a aparecer os efeitos do sistema de baixa pressão vindo do Paraguai, deixando o tempo instável do Extremo-Oeste aos planaltos. Nestas áreas podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados, com raios, rajadas de vento, e até queda de granizo. O risco é moderado a alta para destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
O vento pode ter rajadas de até 50 quilômetros por hora pelo Estado. As temperaturas mínimas variam entre 16 e 20°C no Meio-Oeste, nos planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale. Já nas demais áreas, oscilam entre 19°C e 25°C. À tarde, as máximas marcam entre 18°C e 27°C dos planaltos ao litoral e variam entre 27°C e 35°C no Grande Oeste.
Para Taió e região, a semana será marcada por instabilidades. Nesta segunda, o dia será chuvoso, com temperaturas entre 19ºC e 25ºC.
Como ficam as temperaturas em cada região:
Extremo Oeste: 19,5°C/35,1°C
Oeste: 17,7°C/33,5°C
Meio-Oeste: 16,2°C/32,3°C
Planalto Sul: 15,9°C/26,9°C
Litoral Sul: 18,9°C/26,4°C
Vale do Itajaí: 17,1°C/26,7°C
Grande Florianópolis Serrana: 18,1°C/22,9°C
Grande Florianópolis Litorânea: 18,6°C/24,9°C
Planalto Norte: 16,5°C/28,9°C
Litoral Norte: 20,1°C/27,7°C
Frente fria mantém tempo instável nos próximos dias
Na terça-feira (27), o tempo segue encoberto do Meio-Oeste ao litoral e com tempo nublado nas outras regiões. A formação e passagem de uma frente fria que se desloca do Rio Grande do Sul em direção à Santa Catarina ao longo do dia, provoca pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Com os temporais, pode haver queda de granizo, rajadas de vento e chuva volumosa em pouco tempo, com risco moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. As rajadas de vento podem chegar até 55 km/h. As mínimas variam entre 16 e 20°C do Meio-Oeste aos planaltos e marcam entre 20 e 25°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 21 e 32°C pelo Estado.
Entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29), a condição de tempo instável continua no Estado, devido à influência da frente fria, intensificando entre as tardes e noites, graças ao calor e umidade. O risco segue moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Fonte: Kássia Salles / Diário Catarinense / NSC Total
Deixe seu comentário