logo RCN
Luto

Primeiras fotos mostram papa Francisco em caixão simples de madeira

O Vaticano divulgou na terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco no caixão. As fotos registram o rito de declaração de morte, realizado na Casa de Santa Marta, na manhã de segunda-feira (21).

O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, aparece abençoando o corpo durante o rito. Também está presente o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Nas fotos, o papa aparece deitado em um caixão simples de madeira. O caixão está aberto, conforme previsto pelo protocolo litúrgico. Francisco usa vestes brancas e vermelhas, tem as mãos juntas sobre a barriga e segura um terço.

O próprio Francisco determinou que o seu caixão fosse mais simples. Antes, a tradição era que o papa fosse colocado em três caixões, feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Agora, a urna terá apenas uma estrutura de madeira revestida por zinco.

Veja as primeiras imagens

(Foto: Vatican News, Divulgação)

(Foto: Vatican News, Divulgação)

Funeral de Francisco

Na quarta-feira, às 4h (horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. O translado terá procissão que passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrará na basílica. A partir de então, os fiéis poderão prestar as últimas homenagens, até sábado.

O funeral de Francisco está marcado para o próximo sábado (26), às 5h, no horário de Brasília (10h no horário local), na Basílica de São Pedro. Em seguida, o caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o papa será sepultado.

Chefes de Estado como Lula, Javier Milei e Donald Trump já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao papa. O presidente brasileiro estará presente acompanhado da primeira-dama, Janja.

O vermelho é a cor do luto para papas falecidos

O uso do vermelho como cor do luto na morte de um papa é um tradição bizantina. Nas liturgias orientais a cor vermelha é utilizada em funerais, ao contrário das ocidentais que costuma usar o roxo.

Além disso, o vermelho também remete à simbologia do martírio e do Espírito Santo na Igreja Católica. A cor lembra o sangue dos mártires, que sacrificaram suas vidas por Cristo. O vermelho também lembra o fogo do Espírito Santo, dom divino dado aos apóstolos para comandar a Igreja.

Desde a morte do papa Paulo VI, em 1978, todos os papas são sepultados com vestes vermelhas. Uma forma de lembrar que o papa é o sucessor de São Pedro, líder dos apóstolos e guardião da igreja, considerado o primeiro papa.

O vermelho também é usado em outras datas importantes para os católicos, como o Domingo de Ramos, a Sexta-feira Santa, o Pentecostes, e nas festas dos apóstolos e mártires. A cor não é de tristeza, mas sim de reforço da missão de um papa e da força do Espírito Santo.

Fonte: NSC Total

Primeiras fotos mostram papa Francisco em caixão simples de madeira Anterior

Primeiras fotos mostram papa Francisco em caixão simples de madeira

Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, diz Vaticano Próximo

Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, diz Vaticano

Deixe seu comentário