logo RCN
Peru

Presidente do Peru propõe pena de morte para estupradores de menores

  • A presidente do Peru, Dina Boluarte, quer retomada da pena de morte no país | Foto: Presidencia Per -

Após o assassinato de uma menina de 12 anos, violentada em um bairro pobre de Lima, a presidente do Peru, Dina Boluarte, sugeriu nesta terça-feira (10) a retomada da pena de morte para estupradores de menores. Boluarte afirmou que é hora de reavaliar a medida, abolida no país desde 1979, para enfrentar crimes de extrema gravidade.

O caso que motivou a proposta envolve Gerson Juárez, de 26 anos, preso após o corpo da vítima ser encontrado em sua residência. Boluarte defendeu que “não podemos permitir que criminosos como esse caminhem livres pelas ruas”. Contudo, a reinstauração da pena de morte exigiria uma reforma constitucional, potencialmente conflitando com tratados internacionais de direitos humanos assinados pelo Peru.

Atualmente, o país aplica prisão perpétua para estupradores de menores de 14 anos. Dados do Instituto Nacional Penitenciário revelam que 8.491 pessoas cumprem pena pelo crime. Nos últimos anos, oito projetos de lei para restabelecer a pena capital foram arquivados no Congresso.

Plataformas da Meta enfrentam instabilidade e afetam milhões de usuários Anterior

Plataformas da Meta enfrentam instabilidade e afetam milhões de usuários

“Síndrome do lobisomem” afeta crianças após uso de loção para calvície Próximo

“Síndrome do lobisomem” afeta crianças após uso de loção para calvície

Deixe seu comentário