logo RCN
Séries Iniciais

EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello tem melhora no IDEB

  • Divulgação -

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é uma iniciativa do MEC para medir a qualidade do aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Também serve para estabelecer metas para melhoria do ensino.

O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho dos exames aplicados pelo INEP (Prova Brasil e SAEB) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Existe uma diferença entre IDEB dos Municípios e o Estadual. Para o índice estadual é utilizado o Censo Escolar e a Prova SAEB - realizada por amostragem dos alunos do ensino Fundamental e Médio. Já o IDEB dos Municípios a Prova Brasil é utilizada como referência - realizada em todas as escolas dos municípios. Essa diferença metodológica impede a comparação entre o IDEB dos Municípios e dos Estados.

O resultado obtido pela EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, de Rio do Campo, no IDEB para os Anos Iniciais passou de 6.0 em 2013 para 6.1 em 2015, sendo que a meta projetada era de 5.2. Para os anos Finais do Ensino Fundamental passou de 4.4 em 2013 para 4.9 em 2015, com meta projetada em 5.3. Cabe salientar, que as metas projetadas pelo MEC são diferentes entres escolas.

Para a equipe gestora, em relação ao Ensino Médio, tem que haver melhorias no desempenho "Temos a informar que a rede estadual tem que melhorar muito o desempenho, em 2013 Santa Catarina obteve 3.6 e passou para 3.4 em 2015, sendo que a meta projetada é de 4.4", afirmam. A meta nacional norteia todo o cálculo das trajetórias intermediárias individuais do IDEB para o Brasil, unidades da federação, municípios e escolas, a partir do compartilhamento do esforço necessário em cada esfera para que o país atinja a média almejada no período definido. Dessa forma, as metas intermediárias do IDEB, com início em 2007, foram calculadas nos âmbitos nacional, estadual, municipal e para cada escola a cada dois anos.

Segundo a direção da EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, a participação das famílias é fundamental para melhorar o índice "Para obtermos melhores resultados em nossos índices precisamos contar com o apoio das famílias. É de fundamental importância o diálogo entre a comunidade escolar sobre o processo de ensino e aprendizagem. Somente quando todos os segmentos envolvidos no processo educativo (pais, educandos, professores equipe gestora e pedagógica) estiverem comprometidos, obteremos melhores resultados. Outro fator importante é investir na formação continuada dos profissionais da educação", concluem.

Anterior

Setembro Amarelo mês de combate ao suicídio

Próximo

Polícia Federal indicia Fernando Pimentel e Marcelo Odebrecht

Deixe seu comentário