Enfim o judô brasileiro conseguiu desencantar e conquistar a primeira medalha de ouro para o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A detentora do feito foi a carioca Rafaela Silva, na categoria até 57kg, que derrotou nesta segunda-feira a mongol Sumiya Dorjsuren.

Na grande final, a judoca brasileira aplicou um wazari logo no início do confronto e levou o resultado até o final da disputa.
Nas classificatória, pela manhã, a brasileira passou pela alemã Miryam Roper na primeira luta com dois wazaris. Na segunda disputa, Rafaela encarou a sul-coreana Jandi Kim e venceu com um wazari. Da mesma forma, nas quartas, a carioca passou pela húngara Hedvig Karakas, sua algoz na última Olimpíada. Já na semifinal, a judoca teve um confronto difícil e venceu a romena Corina Caprioriu, no golden score (ponto de ouro), também com um wazari.

No Rio de Janeiro, a brasileira deu a volta por cima após sua desclassificação nos Jogos de Londres 2012. Na competição, Rafaela Silva foi desclassificada por uma pegada na perna da rival considerada ilegal nas oitavas de final.