Pela primeira vez em sua carreira, Cristiano Ronaldo começará um jogo de Copa do Mundo como reserva. O técnico Fernando Santos deixou o camisa 7 no banco nesta terça-feira, para a partida contra a Suíça, pelas oitavas de final do Mundial (clique aqui e assista ao vivo). Gonçalo Ramos, do Benfica, entra em seu lugar.


Até esta terça, Cristiano havia disputado 20 jogos de Copa do Mundo, todos como titular. A única vez em que não entrou em campo nas cinco Copas que disputou foi na rodada final de grupos em 2006, quando foi poupado e nem sequer foi relacionado para o jogo contra o México.


A possibilidade vinha sendo discutida em Portugal especialmente após a reação do atacante, de 37 anos, ao ser substituído durante a derrota por 2 a 1 para a Coreia do Sul. Enquete realizada pelo jornal português "A Bola" teve 70% de votos a favor que Ronaldo fosse para o banco.

- Este assunto é encerrado, está esquecido. Temos a nossa estratégia de jogo, caminhamos em frente, ele é um profissional exemplar, e se tiver que entrar em jogo tenho certeza de que vai ajudar muito Portugal - afirmou o técnico Fernando Santos em entrevista ao sportv antes do jogo.

A presença de Cristiano Ronaldo no banco chamou a atenção da imprensa internacional. Um batalhão de fotógrafos se amontoou em frente ao local para registrar a presença do artilheiro, que entrou antes dos demais reservas.


E nem a entrada dos times titulares desviou a atenção dos fotógrafos. Alguns viraram para registrar a cerimônia dos hinos, mas a maioria permaneceu mirando suas lentes para Ronaldo.


Em entrevista coletiva após o encerramento da fase de grupos, o treinador admitiu que não gostou da reação de Cristiano quando foi substituído contra a Coreia. O camisa 7 xingou um atleta sul-coreano e ficou com semblante de reprovação ao sentar no banco.

A última vez que Cristiano Ronaldo havia sido reserva na seleção portuguesa foi em 2 de junho, na primeira partida pela Liga das Nações, um empate com a Espanha. Ele entrou aos 17 minutos do segundo tempo na ocasião. Desde então, havia voltado à posição de titular absoluto.

Outra novidade de Portugal é o retorno do meia brasileiro naturalizado português Otávio. Ele foi poupado nos últimos dois jogos da equipe no Grupo H. Diogo Dalot também começa na direita no lugar de Cancelo.

Portugal vai a campo contra a Suíça com a seguinte formação inicial: Diogo Costa, Dalot, Pepe, Ruben Dias e Guerreiro; William Carvalho, Otávio e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Felix e Gonçalo Ramos.