Foto: Divulgação/ADR Taió

O projeto “Barragem Oeste e as Enchentes em Taió”, da EEB Luiz Bertoli, de Taió, foi premiado como destaque e recebeu a indicação para participar da Feira Nacional de Matemática, que será realizada no Acre, em maio de 2018. O trabalho representou, junto com outros sete, a Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, na 33ª Feira Catarinense, realizada de 27 a 29 de setembro, em Criciúma.

Publicidade

Também da escola Luiz Bertoli, o projeto “Ponte Roberto Machado” foi destaque e está classificado como reserva para a Feira Nacional, em caso de desistência de trabalhos do Estado na mesma categoria.

A coordenadora da Feira Regional da ADR Taió, Marcia Peters Busarello, que acompanhou as equipes na exposição, disse que a Gered incentiva as escolas para a elaboração de projetos que promovam o ensino alem do processo educativo dos estudantes. “A cada ano somos surpreendidos com trabalhos muito bem executados. O conhecimento científico adquirido nas pesquisas é de grande valia e merece ser socializado com a comunidade”, destacou Marcia.

“O desenvolvimento de projetos é de extrema importância para o aprendizado dos alunos. As experiências adquiridas em sala de aula ou em trabalhos de campo são relevantes no dia a dia e principalmente para a expansão do conhecimento”, enfatizou o gerente de Educação, Moacir de Melo.

O projeto Barragem Oeste e as Enchentes em Taió

Sob a orientação da professora Rosane Hackbarth Vuolo, os estudantes Marlon Stringari e Rodrigo Hilleseim transformaram sua pesquisa, impulsionada pela ameaça de enchente no final do mês de maio e início de junho deste ano, no projeto Barragem Oeste e as Enchentes em Taió.

Para o trabalho, foram analisados dados das cheias em Taió desde sua colonização em 1917, até os dias atuais, especialmente as últimas três: 2011, 2015 e 2017. Concluiu-se que grandes precipitações podem ou não se transformar em cheias que tragam prejuízos, ou no mínimo, estas perdas podem ser amenizadas com informação e planejamento. Para tanto, o trabalho da Defesa Civil é de extrema importância para a segurança da população, com a realização de manobras bem executadas na Barragem e a divulgação de informações necessárias para a tomada de providências baseadas em conhecimento formal.

Deixe seu comentário

comentários

FONTEADR Taió
COMPARTILHAR