Foto: JATV
(Last Updated On: 12 de julho de 2017)

Por volta das 14h desta terça-feira, 11, o canal da usina hidrelétrica de uma empresa de Taió se rompeu durante um teste, na localidade de Ribeirão das Pedras, no distrito de Passo Manso, interior de Taió. Moradores próximos a estrutura foram surpreendidos com um forte barulho, semelhante ao de uma explosão de dinamite. Árvores foram arrancados, animais levados por uma correnteza de água e lama, além de itens agrícolas, pertencentes aos moradores da localidade.

Publicidade

Confira o pronunciamento da empresa sobre o caso:

A Heidrich Geração Elétrica, está na fase de Operação em Teste, da PCH Rudolf, como autorizado pela CELESC/ANEEL/FATMA.

A Pch Rudolf possui potência instalada de 9.26MW. seu canal de adução tem extensão de aproximadamente 4Km, dos quais a maior parte foi construída em concreto (fundo e laterais). 

A empresa, com knowhow de mais de 60 anos em construção de usina, apesar de ter utilizado as melhores técnicas de engenharia, vivenciou um evento inédito, com a ruptura de um vão de concreto, numa das laterais do canal.

Verificou-se a ocorrência de rompimento localizado, em um módulo de parede situado entre duas juntas de dilatação.

Trata-se do último módulo concretado, exatamente aquele que servia de acesso ao interior do canal, para circulação durante a fase de construção.

Considera-se o motivo da ocorrência, falha executiva localizada, não extensiva aos demais módulos, a qual demandará cerca de 30 dias para ser reparada. A avaria provocou, tão somente, danos ambientais de pequena monta, sem danos humanos e sem danos de infraestrutura.

A empresa comunicou a FATMA e ANEEL sobre a ocorrência e imediatamente, com a presença dos proprietários, mobilizou homens e equipamentos para dar toda a assistência as propriedades atingidas, das quais duas residências foram parcialmente inundadas (área de lavação e banheiro).

Para a solução dos danos ambientais já estão sendo encaminhadas as providências necessárias e elaborado um plano de recuperação.

A empresa lamenta o ocorrido e está tomando as medidas para mitigar os impactos sócio-ambientais.

Att

  

ADM José Gilmar Nasatto

Administrador Comercial

Heidrich Geração Elétrica Ltda

Taió – SC

COMPARTILHAR