Foto: Divulgação/Prefeitura de Taió

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich representou o município de Taió, no Torneio de Robótica First Lego League (FLL), na cidade de Joinville (SC). A escola foi representada por 17 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental que participam do projeto de robótica desenvolvido na própria escola, com iniciativa da Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Educação.

Publicidade

O evento foi realizado no Centro de Eventos Cau Hansen e reuniu crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de todo o estado. O torneio teve como objetivo principal despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologias.

O tema deste ano foi “água”, por isso, a temporada 2017/2018 é intitulada HYDRO DINAMICS. Os alunos, organizados em equipes de 2 até 10 integrantes, procuraram soluções criativas e inovadoras para problemas reais, como a escassez de água, desperdício e distribuição.

Os alunos da EEF Prefeita Erna Heidrich representaram a escola com dois projetos. Um sobre o Carneiro Hidráulico, mecanismo de distribuição de água em terrenos inclinados, fácil e de pouco impacto ambiental. Outro, sobre o aproveitamento dos resíduos de água do ar condicionado, com objetivo de evitar o desperdício de água. Os professores envolvidos com o projeto foram Claudenir Deonísio Paris, Sérgio Odair Bridarolli e Ilse Kohls Carlini, sendo que os mesmos acompanharam os alunos no evento, acompanhados da Diretora Adjunta, Eliana Peron Zanluca.

Além do torneio, foram realizadas no evento atividades paralelas como oficinas e palestras, todas ligadas ao tema: tecnologia nos processos de aprendizagem e na produção de conhecimento. Os taioenses receberam medalhas pelos projetos desenvolvidos na área de robótica educacional, nas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologias.

As equipes com melhor desempenho classificaram-se para a etapa nacional que acontecerá em Curitiba, com data ainda a ser confirmada.

O Secretário de Educação, Cultura e Esportes, João Tadeu Corrêa, parabeniza os alunos e professores pelo desempenho apresentado neste primeiro ano de experiências junto a robótica e frisa que a realização do projeto de robótica na EEF Prefeita Erna Heidrich é totalmente custeado pela Prefeitura de Taió, através de recursos da Secretaria de Educação. João cita ainda que este é um importante segmento do Setor Criativo Tecnológico Municipal, sendo uma grande oportunidade para possível viabilização do PLAMEC (Plano Municipal de Economia Criativa).

A Robomind, responsável pelo conteúdo teórico e prático da robótica dentro da EEF Prefeita Erna Heidrich, através do professor Claudenir Deonísio Paris, comunica que muitas novidades estão sendo preparadas para 2018.

 

FONTEPrefeitura de Taió
COMPARTILHAR