Foto: JATV

No primeiro dia do evento de comemoração ao 26º aniversário de emancipação política de Santa Terezinha e 11ª Festa Regional do Mel, a Câmara de Vereadores de Santa Terezinha realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Padre Jonas Malek, da Paróquia Sagrada Família.

Publicidade

A Paróquia com matriz na localidade de Rio da Prata, em Rio do Campo, abrange diversas localidades também em Santa Terezinha, inclusive a sede do município. Jonas recebeu da Câmara o título de cidadão terezinhense.

Além dos nove vereadores, participou da sessão a Prefeita Valquíria Schwarz.

Jonas Malek, nasceu no Município de Horizontina/RS em 28 de novembro de 1983. É filho de João e Helena Malek, tem dois irmãos, Adriano e Luiz Malek.

Desde pequeno Jonas Participou da Igreja com seus pais, no interior do Município de Horizontina, na comunidade de Esquina Grapia. Iniciou o ensino fundamental na mesma comunidade. No ano de 1992 seus pais se mudaram para o Município de Guarani das Missões. Lá, Jonas terminou o ensino fundamental.

Em 1998, ingressou no Seminário menor Freis Carmelitas na Cidade de Passo Fundo, onde fez o ensino médio e propedêutico. No ano de 2002, Jonas iniciou o noviciado na cidade de Londrina/PR.

No ano de 2003, decidiu dar um tempo para pensar melhor sobre sua vocação e retornou para a casa dos pais que já residiam em Florianópolis. Em 2006, iniciou seus estudos na congregação sociedade de Cristo para imigrante Poloneses na Polônia.

Após seis anos cursando a Faculdade de Filosofia e Teologia, no dia 22 de maio de 2012 recebeu a ordenação Diaconal na Catedral de Poznan na Polônia. Em fevereiro de 2013, concluiu seus estudos e em março do mesmo ano retornou ao Brasil. Após seu retorno pediu acolhimento a Diocese de Rio do Sul, sendo acolhido pelo então Bispo Dom Augustinho Petry, para um tempo de experiência e encaminhado para a Paróquia Sagrada Família de Rio da Prata, onde atuou como Diácono auxiliando o Pároco.

No dia 12 de dezembro de 2015, foi ordenado Padre na Igreja Matriz de Rio da Prata. E em 13 de dezembro 2015, celebrou a primeira missa na capela Santa Terezinha na Sede do Município de Santa Terezinha.

Padre Jonas escolheu como Lema de sua vida presbiteral um versículo da Carta de São Paulo aos Felipenses “Alegrai-vos sempre no Senhor.”

COMPARTILHAR