Foto: JATV

Correria é a palavra que melhor define os dias dessa semana, em Santa Terezinha. Há mobilização de diversos setores da Prefeitura Municipal para deixar tudo pronto para a 11ª Festa Regional do Mel, Festa de 26º aniversário de emancipação política e 1ª Expofeira da Agricultura Familiar. A cidade se enfeitou de amarelo para comemorar as datas.

Publicidade

Embora grande parte do evento esteja sendo organizada por uma empresa terceirizada, o município tem a responsabilidade de promover algumas ações que não estavam previstas no edital de licitação.

O município arcou com o trabalho de promover melhorias no Parque Municipal. De acordo com a Prefeita Valquíria Schwarz, a Festa não é o único motivo dos trabalhos feitos no espaço “Nosso Parque é público, portanto ele é utilizado durante o ano todo para diversas atividades, que vão desde a prática de atividade física das pessoas como a realização de pequenos eventos”, destaca.

Mas devido à grande expectativa da 11ª Festa Regional do Mel, melhorias extras precisaram ser realizas. Entre elas empedramento de estradas, bem como construção de desvios e mudanças nos trajetos.

Garantir a conservação de todo espaço foi uma das preocupações da Prefeita “É nossa responsabilidade manter tudo em ordem durante o ano todo e mais ainda agora na Festa, onde vamos comemorar o aniversário do município e receber muitas pessoas de outros lugares”, comenta.

Reparos na rede de água e de eletricidade também foram feitos na Parque Mata Nativa. Houve atenção também para a cancha de laço, onde ocorrerá o Rodeio Crioulo.

A Prefeitura, com apoio do Governo do Estado, realiza a 1ª Expofeira da Agricultura Familiar. O espaço será aberto para que o município exponha sua diversidade agrícola, que de acordo com a Prefeita Valquíria, não se resume a produção de mel. De acordo com dados obtidos através da Secretaria Municipal de Agricultura, a cultura predominante em Santa Terezinha é o tabaco, mas também se destacam, com menor expressão, a cultura do milho, soja e até tatarca.

Valquíria diz que a Expofeira irá valorizar as várias atividades agrícolas de Santa Terezinha.

A parte mais difícil dos quatro dias de evento ficou a cargo da empresa Spinelli Produções, de São Bento do Sul. Spinelli venceu o certame com uma proposta de aproximadamente R$ 40.900,00.

O edital lançado pela Prefeitura previa que Festa tivesse um rodeio country show, um show nacional com entrada paga de pelo menos uma hora e meia de duração, quatro bailes, atrações regionais, etapa de velocross, rodeio crioulo entre outros.

Além da contrapartida, a empresa recebe do município, conforme o edital, o direito de explorar comercialmente o evento como exemplo na locação de espaço para exposições, venda de produtos, publicidade, entre outros.

A Prefeitura de Santa Terezinha, determinou, no edital, que a empresa tem a obrigação de doar 30% do valor arrecadado com a venda de lotes para camping, para uma Instituição sem fins lucrativos, que tenha vínculo com o município de Santa Terezinha. Essa instituição deverá ser o Hospital de Rio do Campo.

Atrações

A primeira atração da Festa é na quinta-feira (28), com o Encontro das Famílias de Apicultores do grupo de ATEG de Santa Terezinha, às 9h. Haverá alimentação e o encerramento da atração é às 15h30min. A atividade ocorre na Câmara de Vereadores.

Em seguida, às 18h, haverá Sessão Solene na Câmara de Vereadores do município. Finalizando o dia, o Grupo Chamamento animará gratuitamente um baile no Centro de Eventos do Parque Mata Nativa.

Na sexta-feira (29), a primeira atração é o 4º Encontro de Voo Livre que começa às 8h. O encontro se repete nos dias 30 e 1º.

Às 13h começam as apresentações culturais no Clube de Melhor Idade do Parque Mata Nativa, em seguida, às 13h30, haverá Tarde Dançante da Melhor Idade, gratuitamente, no Parque.

No mesmo horário, inicia a 1ª Expofeira da Agricultura Familiar no Parque. A Feira será realizada durante toda a Festa.

Já às 14h30 inicia o 2º Seminário de Grãos (Soja e Milho) Nutrição e Sanidade da Soja, cultura do milho. Haverá ainda palestra com Ronaldo Coutinho sobre Tendências Climáticas. Haverá café colonial às 18h para o encerramento.

Começa às 17h de sexta-feira, ainda, o 10º Rodeio Crioulo Interestadual da Integração dos CTG’s Tarumã e Cabanha Ithaió.

Haverá palco alternativa na Festa. Às 16h o show será de Nelinho, Nelsi e Banda e às 17h de Lírio e Delirio.

A abertura oficial da Festa acontecerá no Palco Principal, montado na Arena Country, ao lado do Centro de Eventos do Parque ás 19h. Haverá a participação do Coral Municipal, autoridades e convidados.

Em seguida, às 20h30, Rodeio Country com montarias em touros e shows pirotécnicos. A entrada dessa atração é gratuita. Para terminar a programação de sexta-feira, haverá baile com o Grupo Candieiro.

No sábado, as atividades do Rodeio Crioulo iniciam às 7h30. E em seguida, às 8h, haverá a saída para a 5ª Trilha do Mel do grupo Gaioleiros Paralama e também trilha de moto e quadriciclo.

Às 8h30 começa o 1º CIcloturismo. A categoria adulta terá aproximadamente 30 quilômetros com saída do Parque Mata Nativa. O Passeio Ciclístico infanto-juvenil começa às 10h30 com saída do Parque.

Ainda na manhã de sábado, acontece a Assembleia da Ucavi na Câmara de Vereadores, às 9h. Haverá apresentação cultural no início da atração.

Entre os shows do palco alternativo de sábado, estão a Fanfarra Municipal às 13h, Banda Vizinho 190 às 14h30, Banda Cartas e Livros às 16h30 e DJ Gilson às 18h30.

Às 14h, haverá os treinos livres de moto velocidade e 7ª Etapa Catarinense Limasc e 7ª Super Copa Alto Vale de Velocross.

Haverá recepção de cavaleiros às 20h e às 20h30 voltam as atividades do Rodeio Country. Em seguida, às 22h30 haverá show nacional com a dupla Munhoz e Mariano. E para terminar a programação de sexta-feira, Baile com o Grupo Rodeio à meia-noite.

O último dia de festa (01º), começa às 8h com as atividades do Rodeio Crioulo, 7ª Etapa Catarinense Limasc e Velocross. Às 9h30 haverá saída para a cavalgada.

No palco alternativo, às 10h Banda Sinuelo Colorado e 14h Encanto Virtual. Às 11h30 haverá retorno da cavalgada e bênção dos cavaleiros.

Ao fim do dia, Rodeio Country às 18h e baile gratuito com o Grupo Fogo de Chão às 20h.

Previsão do Tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quinta-feira (28) deve ser nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já a previsão para sexta-feira fala apenas em chuviscos em um dia encoberto.

O Inmet não fala em chuva para sábado e domingo, conforme o Instituto, o sábado ficará encoberto. No domingo a temperatura deve subir um pouco e chegar a 25ºC.

COMPARTILHAR