Em Santa Catarina, agricultura e inovação andam de mãos dadas. Cada vez mais empresas de tecnologia voltam os olhos para as demandas do agronegócio e se especializam em soluções para aumentar a competitividade no meio rural. Aproximar esses dois setores é o objetivo do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), que será lançado na próxima terça-feira (22), às 9h, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis.

Publicidade

O NITA surge de uma parceria entre o Governo do Estado, iniciativa privada e universidades para incentivar startups e pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações a focar nas demandas de tecnologias para a agricultura familiar. Com o Banco Mundial como apoiador e o Programa SC Rural à frente do projeto, o Núcleo tem o desafio de levar tecnologia de ponta aos agricultores catarinenses, tudo isso a baixo custo.

Na verdade, a escolha de Santa Catarina para sediar o Núcleo de Inovação não foi por acaso. O Banco Mundial apoiará nove iniciativas inovadoras como esta ao redor do mundo e o estado representa a América Latina nesta lista.

O NITA quer trazer mecanismos para conectar empresas que têm conhecimento em tecnologia com as cadeias produtivas organizadas dos agricultores, para identificar quais são as demandas, onde estão os gargalos tecnológicos e se já existe uma tecnologia para atender e resolver esse aspecto.

O lançamento do Núcleo de Inovação acontecerá no Parque Tecnológico Alfa, na sede do SEBRAE/SC, em Florianópolis. E contará com a presença do governador Raimundo Colombo e do Coordenador Setorial para Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Paul Procee.

Para participar basta entrar enviar um email para: bruna@agricultura.sc.gov.br ou imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe seu comentário

comentários

COMPARTILHAR