Foto: Divulgação

O Marco Rotário da cidade de Salete tem uma história bonita, bem como o local onde ele está colocado, na frente do Portal de entrada ao município.

Publicidade

No ano de 2013 o Rotary Club de Salete teve a missão de procurar um local onde fosse colocado o monumento rotário. O então presidente da gestão 2012/2013, João Kniess, reuniu os companheiros para debater o assunto.

Dentre inúmeras ideias surgiu a de colocar o Marco Rotário na entrada da cidade, em frente ao Portal de entrada ao município, às margens da Rodovia Prefeito Affonso Rohden (SC 114). E para isso se concretizar, outra ideia envolveu a comunidade escolar. O lançamento de um concurso com premiação mobilizou a todos para criarem uma escultura que levasse com ela o monumento rotário. Os estudantes, do 6º ao 8º ano, da rede pública municipal e estadual colocaram a criatividade em ação. Ao todo foram recebidos aproximadamente 200 desenhos com inúmeras formas geométricas e cores.

Diante de tantos participantes foi criada uma comissão avaliadora entre os companheiros que criteriosamente avaliou um a um os desenhos. Os três finalistas foram Luana Cristina Cipriani da EEF Bernardo Rohden, Marcelo Daniel Pires da EEB Guilherme André Dalri e Natália Luckmann da EEF Roberto Heinzen.

Após uma ampla e difícil escolha, a comissão julgadora aprovou o desenho da aluna Luana Cristina Cipriani, que como prêmio ganhou um aparelho tablet, o segundo e terceiro colocado também receberam brindes de participação. A cerimônia de premiação ocorreu em uma reunião extraordinária do Rotary Club de Salete promovida no mês de março de 2013, no auditório da câmara de vereadores, no Centro.

Em 28 de setembro de 2013 rotarianos e familiares fixaram o Marco Rotário em uma rocha, em frente ao Portal de entrada ao município, às margens da Rodovia Prefeito Affonso Rohden (SC 114), onde até hoje ele está localizado.

Foto: Divulgação

O que é um Marco Rotário

O Marco Rotário é um monumento, que serve para sinalizar para os visitantes que nesta cidade existe um Rotary Club e que eles são bem-vindos e poderão contar com o apoio dos companheiros da comunidade, se assim precisarem.

De um modo geral cada monumento que o Rotary cria, tem um significado em especial, no caso de Salete, ele foi algo criado por um aluno da cidade por meio de um concurso.

COMPARTILHAR