Foto: Divulgação/Prefeitura de Salete

A Prefeitura de Salete por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde de terça-feira (30) o lançamento do Programa de Saúde Mental. O evento ocorreu nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro, e reuniu mais de 60 pessoas dentre profissionais do setor, população e autoridades locais.

Publicidade

No lançamento do programa os participantes puderam acompanhar a palestra “Construindo Vivências e Tecendo Emoções”, ministrada pela psicóloga, Sandra Maria Bertussi Ferrari. A ideia da atividade foi orientar e chamar a atenção das pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de apresentar a forma que será trabalhado em grupo.

A prefeita, Solange Schlichting (Chica), também esteve presente no evento. Na fala ela destacou a iniciativa de implantar o Programa de Saúde Mental. “Desde o início da nossa Administração, eu e o vice Adroaldo junto com a equipe de governo, falamos em valorizar as pessoas, dar atenção e mais qualidade de vida. E hoje mais uma ação é voltada para o bem estar dos Saletenses. Espero que quem precisar deste atendimento participe, pois teremos ótimos profissionais a frente desta missão”.

De acordo com a secretária de saúde, Josiane Kraieski, a ideia de criar o programa surgiu após a constatação dos profissionais médicos sobre a elevação do número de pessoas necessitando de atendimento e uso de medicamentos controlados.

“Os números de pessoas em tratamento ou aguardando uma vaga para internação e também de uso de medicamentos psicotrópicos são significativos. Portanto, a ideia é reunir o público alvo com profissionais da saúde para que eles tenham vivências e troca de informações para tentar amenizar ou resolver o problema. Nos casos mais complexos, havendo necessidade, eles serão encaminhados para psiquiatras”, ressaltou Josiane.

O Programa de Saúde Mental

O Programa de Saúde Mental contará com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), unidades básicas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF´s) e Secretaria Municipal de Assistência Social. Os encontros serão semanais todas as terças-feiras, às 14h, em uma sala da Escola de Projetos Machado de Assis, no bairro Cachoeira, com oficinas preparadas por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, médico, farmacêutico, enfermeiros).

O público alvo são pessoas com dificuldades emocionais, ansiedade, depressão, transtorno do pânico, stress, luto, problemas familiares, conjugais, entre outras situações e condições que causam sofrimento emocional.

COMPARTILHAR