Amanhã é dia da Caminhada pela Paz, em Salete

A concentração e a saída ocorrerão às 8h, na Praça Raimundo Tamanini, no Centro, próximo da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (13) escolas da rede municipal e estadual do município de Salete promovem a segunda Caminhada pela Paz. A ação pretende reunir entidades, órgãos públicos, grupos organizados e principalmente a comunidade escolar. O evento conta com apoio da Prefeitura por meio de secretarias municipais e é aguardada a participação de cerca de 800 pessoas.

A concentração e a saída ocorrerão às 8h, na Praça Raimundo Tamanini, no Centro, próximo da Prefeitura. O percurso terá como destino as dependências do Santuário de Nossa Senhora da Salete. No trajeto os participantes levarão faixas e cartazes com frases relacionadas ao tema do projeto pela paz, que é executado nas escolas.

Segundo a secretária de educação, cultura e desporto, Joana Demori, na chegada ao Morro do Santuário, alunos e a comunidade serão recepcionados com um café, além disso, padres e pastores falarão sobre alguns assuntos relacionados à convivência e respeito. Ela ainda destaca a importância de tratar o tema.

“Hoje existem alunos com dificuldades de relacionamento com outras pessoas nas escolas, crianças que precisamos resgatar valores e atitudes de solidariedade, família, respeito, pois isso reflete diretamente na vida escolar. Precisamos conversar, abraçar, sorrir, ter amizades e fazer com que eles levem isto para a formação de seu caráter e sucesso profissional”, falou Joana.

Projeto sobre a Paz

O projeto tem como principal objetivo despertar na criança e no adolescente a consciência de uma convivência em uma sociedade sem violência, com respeito, igualdade, direitos, deveres, promovendo uma cultura de paz e harmonia.

A Escola de Educação Básica Guilherme André Dalri vem apresentando práticas do projeto. As ações englobam palestras que reforçam os valores humanos e conscientizam para a formação de cidadãos com atitudes positivas. Em parceria com o SESC, os alunos já discutiram pontos sobre o Bullying e Ciberbullying, elencando a necessidade de controle e cuidados com as publicações e postagens nas redes sociais.

Já a Escola Ensino Fundamental Bernardo Rohden e o Centro Educacional Prefeito Affonso Rohden vem trabalhando com textos, palestras e a construção de materiais visuais para expor tanto na escola, quanto na cidade. Os alunos da educação infantil também realizam atividades em sala de aula.

O projeto sobre a paz terá continuidade durante todo o ano letivo, com ações que envolvem desde os alunos menores do ensino fundamental até o ensino médio.

Deixe seu comentário