Foto: Divulgação

Tudo começou com a postagem no Facebook, em 2016, de uma foto da nossa turma de ensino médio de 1987 pelo Dentista Riocampense, José Inácio Hernandez Ribeiro, que na época, foi nosso professor de física e patrono de turma, e recebeu uma foto da turma de presente.

Publicidade

Meu colega de turma, Adilson Ruskowski, percebeu que não estava na foto postada. E fez então uma nova publicação no Faceboock, agora com as duas fotos juntas, uma que ele estava e outra não, querendo ajuda para entender o porquê de tal acontecimento, comparando as fotos que nós tínhamos com a que ele possuía no álbum. Conclusão, somente ele tinha a foto onde a turma estava completa. E ainda hoje não sabemos a resposta concreta.

A partir daí amigos que estavam adicionados foram comentando na postagem do Adilson até que o Pedro Possamai sugeriu à Mary Cleide Tambosi um encontro da turma, que fosse em 2017, já que iríamos completar 30 anos de formatura. Na época ainda eram realizadas cerimônias de entrega de diplomas e baile. E que seria interessante reunir o pessoal para um reencontro, sendo que um primeiro já havia acontecido, quando haviam se passado 12 anos da formatura.

A tarefa não foi fácil, pois nem todos possuem perfil no facebook. Adilson conversou primeiramente com seus contatos pelo Messenger pedindo seus números de celular para formar um grupo no WhatsApp, e pouco a pouco conseguimos localizar todos, através de conhecidos, parentes e assim por diante. Muitas vezes o próprio Adilson se deslocou em diligência atrás da captura de seus ‘Pokémons’, como ele mesmo dizia. Alguns moram em Blumenau, outros em Joinville, Schroeder, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Curitiba, Rio do Sul, Salete e apenas dois ainda aqui em Rio do Campo.

Reunidos pelo WhatsApp, procuramos uma data em que todos pudessem participar. Primeiramente foi acordado para o dia 10 de junho, porém devido às fortes chuvas e enchentes na região, foi adiado para o dia 01 de julho, no último sábado.

A parte de organizar e encontrar um local apropriado para o encontro foi assumido por mim, Dioneia, pelo fato de estar ainda morando em Rio do Campo, porém tudo devidamente aprovado pelo grupo. Já a mediação com todos foi realizada pela Jane Cristina Ferrari, sobre as decisões tomadas e entrando em contato com os mais desavisados.

O local escolhido para o reencontro foi o Hotel Riocampense, do senhor Arcanjo Venturi, onde eram feitas todas as nossas promoções, na época discoteques que agitavam a cidade, para arrecadarmos dinheiro para o baile de formatura e a tão sonhada viagem para o Rio de Janeiro.

Nunca houve desavenças, brigas, intrigas ou disputas entre quem quer que seja, sempre fomos unidos por uma causa em comum.

Fizemos parte da última turma do ensino médio que estudou no extinto Colégio Cenecista Antônio Alves Varela, do Curso de Assistente de Administração de Rio do Campo. Nos formamos no dia 11 de dezembro de 1987. Nesse tempo ainda se fazia uso da cobrança de mensalidades dos alunos. Poucos eram os alunos que saíam do ensino fundamental para seguir adiante com os estudos, nossa turma foi uma das maiores até então, e com grande número de alunas, fato incomum naquele tempo. Fomos divisores de águas em vários sentidos. Outro fato é que a partir do ano seguinte que entramos no ensino médio (1985) as outras turmas passaram a ser da Escola de Educação Básica Dr. Fernando Ferreira de Mello, a partir daí gratuito a todos os alunos.

Alguns de nós estávamos juntos desde o jardim de infância, outros desde o primário, como era chamado.

Na data agendada para o encontro quase todos compareceram, imprevistos de última hora não permitiram que três dos vinte e um colegas participassem, e outros dois, infelizmente, já não se encontram mais fisicamente entre nós.

O encontro foi maravilhoso, muitos abraços, muitas risadas, muitas histórias, revelações antes não ditas, demonstrações de carinho e pouco tempo para recordar tudo. Lembranças em forma de bilhetes, cartões, fotos e até uma camiseta que fazia parte do nosso uniforme do amigo Carlos Alberto Franzói assinada por todos nós. Tudo carinhosamente guardado por 30 anos, foi trazido e exposto para matar a saudade de um tempo tão mágico para todos. Também uma singela lembrança dos que já se foram, do mesmo modo foi proporcionada por mim, através de fotos e duas rosas dedicadas a eles.

Familiares também fizeram parte desse momento, fazendo com que a família 87 aumentasse. Turma ímpar com seu jeito de ser, difícil foi tirar uma foto onde todos estivessem quietos para o registro do encontro.

De agora em diante, ficou acordado que todos os anos nos reuniremos, em locais diferentes, para selarmos os nossos laços de amizade, tão difícil de existir hoje em dia e depois de tantos anos, com o diferencial de desejarmos contar também com a presença de nossos antigos professores.

Um texto maravilhoso que explica um pouco essa nossa ligação nos foi presenteado, no último sábado, pela amiga e integrante da turma Méri T. Schimitz que fala sobre a amizade. O texto diz o seguinte:

“Sobre a Amizade! Também se aprende na escola! Lá passamos boa parte do nosso tempo, fazendo as grandes descobertas sobre a vida. Aprendemos coisas novas, nos apaixonamos pela primeira vez, fazemos amigos que vão marcar a nossa vida para sempre, por mais que eles não permaneçam nas nossas vidas. Amigos da escola são companheiros de jornada, de aprendizado, de aventuras e traquinices. Quando crescemos, teremos sempre histórias para contar, e lá estão aqueles amigos fazendo parte da nossa vida novamente. Mas bom mesmo, é quando os melhores amigos da escola podem continuar na nossa vida e continuar escrevendo histórias juntos”.

Turma de 87:

  • Adairton Teixeira de Souza
  • Adelírio Leite (in memorian)
  • Adilson Rouskoski
  • Alcir Carlos Cardouzo
  • Atenir José Contezini
  • Carlos Alberto Franzói
  • Carlos César Leite
  • Dionéia Cardouzo
  • Elisa Borinelli
  • Eliséte Oderdinge (in memorian)
  • Hélio Morais
  • Inês Klock
  • Jair Pereira de Jesus
  • Jane Cristina Ferrari
  • Juceli Uliano
  • Maria Liséte Alves
  • Marlene Cech
  • Mary Cleide Tambosi
  • Méri T. Schimitz
  • Nilza Semiano
  • Pedro Possamai
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

comentários

COMPARTILHAR