Foto: Divulgação/Demais FM Taió

Conhecido em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente por dar a previsão do tempo através de rádios, Ronaldo Coutinho falou na manhã deste domingo à Rádio Demais FM Taió que a população tem razão em ficar apreensiva com o tempo.

Publicidade

Conforme Coutinho, o volume de chuva previsto para a região do Alto Vale é bastante elevado, mas deve ocorrer de maneira distribuída.

“A represa [barragem] deve ficar bem cheia”, alerta Coutinho. Ele destaca que o solo está encharcado e a população deve ficar atenta à deslizamentos e inundações. Ele prevê uma nova enchente e ainda diz que ela pode ser “de média a grande”.

“Estradas podem ficar interditadas por causa de queda barreiras” menciona  e acrescenta “O tempo vai ficar ruim de hoje [domingo] até a madrugada de sexta”.

Coutinho chama atenção para o nível dos rios, que segundo ele, devem começar a subir no final deste domingo.

Risco eminente de enchente

“Tecnicamente já temos enchente no Vale e ela só vai piorar”, responde Coutinho ao ser indagado pelo locutor Ezequiel Silva sobre uma comparação com a enchente de 2011. De acordo com ele, os rios ainda estão baixando porque as águas das chuvas que caíram ainda não chegaram.

Os primeiros efeitos da chuva que voltou a cair deverão ser sentidos no início de segunda-feira, conforme Ronaldo Coutinho. “O quadro é muito semelhante a 2011: solo encharcado, represa cheia, rio cheio e previsão de muita chuva”, alerta e afirma “O quadro já é de enchente, só precisamos saber o tamanho dela”.

Controvérsias

Coutinho disse que seu papel é prevenir e não confirmar a enchente “Me chamam de alarmista (…) mas não estou me baseando no chutômetro”, afirma dizendo que publicou nas redes sociais imagens dos mapas que são fontes de sua previsão.

COMPARTILHAR